Como Manter as Peças

As joias folheadas, ou SEMI-JOIAS, são produzidas com o mesmo processo de fabricação da joia, mas ao invés de serem fundidas em ouro maciço, por exemplo, são fundidas em outra liga metálica e depois são lixadas, polidas – que é a etapa do acabamento, para então receber várias camadas de banho, incluindo o anti-alérgico e por fim uma espessa camada de metal nobre, como o ouro e a prata.

Para manter sempre bonitas, convêm não usar suas joias em trabalhos domésticos; evite também o contato com perfume, tinta de cabelo, creme, sabonete, pasta dental e produtos químicos em geral. Evite situações repetitivas onde haja atrito entre a peça e outra superfície. Este cuidado evita o desgaste do banho da peça, principalmente na parte inferior do aro dos anéis. É natural que ocorra maior oxidação nas peças usadas por pessoas que transpiram muito, com elevado nível de ácido úrico ou utilizando algum medicamento especial.

Para limpar as peças utilize apenas pano limpo e seco. Tenha sempre cuidado ao limpar as peças. Não molhe as peças ou utilize produtos caseiros. 

Não utilize solventes para limpar as peças, pois o produto também poderá dissolver as camadas de proteção e acabamento da peça, deteriorando-a.
Ao utiliza-las, evite os choques das peças, raspar as peças em superfícies ásperas, em outras peças e principalmente as quedas.

Desgaste e Avarias dos Produtos


Como qualquer objeto, as pecas tem uma durabilidade finita, que pode variar conforme a forma de utilização. Os principais fatores que podem desgastar ou avariar suas peças são o atrito, a corrosão e choques (quedas).
A queda de uma peça, ou um choque acidental, pode soltar ou danificar pedras e outros adornos fixados nas peças e comprometer definitivamente o uso da peça.

A corrosão é um processo que ocorre com as peças em contato com a pele húmida e os sais contidos no suor. Fatores como calor, presença de poeira e poluição podem acelerar a deterioração das peças. Apenas as peças de metal feitas em ouro não sofrem corrosão. A corrosão acontece em todas as peças, mas com maior frequência nos colares e pulseiras.

O atrito com superfícies ásperas também pode acelerar a deterioração das peças. O atrito acontece mais frequentemente nos anéis e pulseiras.
Algumas peças podem ter uma camada de proteção do acabamento que aumentam sua vida útil. Essa camada de proteção retarda a deterioração das peças, mas não impedem que com o tempo fiquem danificadas, pois essa camada também sofre corrosão e atrito.

Caso sua peça seja muito estimada por você, mesmo que fiquem deterioradas com corrosão, atrito e choques, sua peça pode ser recondicionada em oficinas especializadas.